In Cultura Japão

Sakura- Flor de Cerejeira

   Uma das coisas que mais admiro no Japão são as paisagens. Dá para perceber que os japoneses possuem um carinho enorme pela natureza cuidando até dos mínimos detalhes, como foi um caso de um japonês que colocou apoios nos galhos da árvore para ela não cair. O que marca nesse país são as cerejeiras, que florescem na primavera por aproximadamente uma semana.
   Como as flores duram pouco tempo, os japoneses aproveitam e fazem eventos nos parques, como piqueniques em baixo das árvores. Eu já vi que eles fazem até sorvetes da flor!

História

   A flor da cerejeira, Sakura em japonês, é a flor símbolo do Japão. A simbologia é tão intensa que o povo cultua e respeita como a própria bandeira japonesa ou o hino nacional.    Diz a lenda que sakura vem da princesa Konohana Sakuya Hime que teria caído do céu nas proximidades do Monte Fuji e teria se transformado nesta bela flor. Acreditam se também que tem sua origem na cultura de arroz. A parte kura significa depósito onde se guardava arroz, alimento básico dos japoneses considerado dádiva divina.
    Hoje existem catalogadas mais de 300 variedades de cerejeiras no Japão. A cerejeira, da família das Rosáceas, gênero Prunus tem origem na China e Índia e os cruzamentos, melhorias e mutações durante séculos teriam criados estas centenas de variedades. A chegada no Japão consta que é de vários séculos atrás. Consta que já no século VII o imperador Saga em Kiyoto teria promovido nos jardins do Palácio Imperial o Hanami.    


Related Articles

2 comentários:

  1. Adoro cerejeiras! Acho-as lindas!
    Estamos-te a seguir, se quiseres passa pelo nosso blog e se gostares segue-nos! :D
    Beijinhos, Márcia*

    http://inthemoonlightshadow.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.